domingo, 25 de junho de 2023

A INVEJA E O PRECONCEITO RACIAL PODEM SER INCONSCIENTES. NÃO SE CULPE

A inveja inconsciente pode ocorrer até mesmo em relacionamentos conjugais, não admitida pela própria pessoa. E de forma geral o preconceito racial também.


 

Tom Simões, 24 de junho de 2023

 

“O inconsciente tem um sistema de radar bem afinado, inacessível à mente consciente. Isso acontece totalmente fora da consciência”. Escreve Lori Gottlieb, escritora e terapeuta americana, em seu livro “Talvez você deva conversar com alguém”, que eu leio atualmente.

A autora cita a possível ‘inveja inconsciente até mesmo em relacionamentos conjugais’, característica mal percebida e não admitida pela própria pessoa. Se percebem, sentem-se culpadas. Lori explica ser comum, mesmo em situações cotidianas, sentir inveja de um cônjuge, e o quanto é tabu falar sobre isso, pois “Não deveríamos ficar felizes pela boa sorte deles”? Mas tudo depende das circunstâncias.   

E eu adiciono a essa ideia ‘o preconceito racial inconsciente’ que se encontra velado na maioria das pessoas, por conta de terem sido criadas numa realidade preconceituosa, que hoje prenuncia sinais de mudança. As crianças do novo tempo já vivem num ambiente onde não se tolera mais qualquer tipo de preconceito. A educação integral passa por esse processo.

 

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.