sexta-feira, 4 de maio de 2018

Leonardo da Vinci, 1452-1519


Italiano, um dos mais importantes artistas do Renascimento, sendo notabilizado por sua genialidade e obras-primas como: Mona Lisa, A Última Ceia, Anunciação e Virgem dos Rochedos.


Conforme citado em https://www.todamateria.com.br/vida-e-obra-de-leonardo-da-vinci/, Leonardo da Vinci foi uma figura multifacetada que se destacou nas artes e nas ciências. É considerado um polímata, ou seja, uma pessoa sábia que possui conhecimentos aprofundados de várias áreas.
Assim, Leonardo foi pintor, escultor, matemático, arquiteto, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, naturalista, químico, geólogo, cartógrafo, estrategista, criador de engenhos bélicos e inventor de instrumentos musicais.
Em todas as suas criações, o gênio discutia qualquer verdade estabelecida. Antes de aceitar uma ideia, fazia questão de testá-la de várias formas para tirar suas conclusões.











“O CONHECIMENTO torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.”




Mona Lisa, entre 1503 e 1506





“POUCO CONHECIMENTO faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.”




“NÃO se pode possuir maior governo, nem menor, do que o governo de si mesmo.




“A INTELIGÊNCIA que foi dada ao homem, é um bem incomparável.
E, no entanto, muitos homens nada mais podem ser chamados do que trânsito de alimento e produtores de esterco.
Porque deles no mundo, nada mais que privadas cheias, permanece.”





“A SIMPLICIDADE é o último grau de sofisticação.”




“NUNCA imites ninguém. Que a tua produção seja como um novo fenômeno da natureza.”





A Última Ceia, 1495-1498  


  

“A VIDA bem preenchida torna-se longa.”




“QUANDO eu pensar que aprendi a viver, terei aprendido a morrer.




“TODO o nosso conhecimento se inicia com sentimentos.”




“HAVERÁ um tempo em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente da mesma forma como hoje se julga o assassino de um homem.”




“CHEGARÁ o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade.”




“PARA estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro.”




“QUE o teu orgulho e objetivo consistam em pôr no teu trabalho algo que se assemelhe a um milagre.”





A Anunciação, 1472-1475




“O AMOR é filho da compreensão; o amor é tanto mais veemente, quanto mais a compreensão é exata.”




“NUNCA o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido.”




“A MAIS nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação.”




“SOU de opinião de que não se devia desprezar aquele olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, para a correnteza da água, descobrindo assim coisas maravilhosas.”




“A ARTE diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”




A Virgem dos Rochedos, pintado por volta de 1508




“O PINTOR é o dono de todas as coisas que o homem pode imaginar… O que existe no universo por essência, presença ou imaginação, ele o tem previamente em sua mente e logo em suas mãos.”




“DO MESMO modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente.”



“QUE o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.”






“O OBJETIVO mais alto do artista consiste em exprimir na fisionomia e nos movimentos do corpo as paixões da alma.”




“SE o corpo parecer para você como algo maravilhosamente construído, lembre-se que não é nada em comparação com a alma que mora dentro dele e que é uma coisa divina.”



***

Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.







Observação:


AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.

Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018





* Edição: Guilherme Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.