Importante filósofo, teórico político e escritor suíço, o
mais radical e popular dos filósofos que participaram do movimento intelectual
do século XVIII – o Iluminismo.
Conforme citado em https://novaescola.org.br/conteudo/458/filosofo-liberdade-como-valor-supremo, o princípio fundamental
de toda a obra de Rousseau, pelo qual ela é definida até os dias atuais, é que
o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da
sociedade. Um dos sintomas das falhas da civilização em atingir o bem comum,
segundo o pensador, é a desigualdade, que pode ser de dois tipos: a que se deve
às características individuais de cada ser humano e aquela causada por
circunstâncias sociais.
Ao renunciar à liberdade, o homem, nas palavras de Rousseau, abre mão da
própria qualidade que o define como humano. Ele não está apenas impedido de
agir, mas privado do instrumento essencial para a realização do espírito. Para
recobrar a liberdade perdida nos descaminhos tomados pela sociedade, o filósofo
preconiza um mergulho interior por parte do indivíduo rumo ao autoconhecimento.
Mas isso não se dá por meio da razão, e sim da emoção, e traduz-se numa entrega
sensorial à natureza.
Durante a sua adolescência, segundo descrito em https://www.estudopratico.com.br/a-filosofia-de-jean-jacques-rousseau/, o filósofo estudou numa escola
religiosa e bastante rígida com suas regras; lá desenvolveu o gosto pela
leitura e música. Pouco mais velho mudou-se para a França, relacionando-se fortemente,
a partir de então, com a elite intelectual de Paris.
Em uma de suas obras, Rousseau
aborda teorias filosóficas sobre o homem, nas quais o que o incomoda é saber
qual desses dois deve ser educado: o indivíduo ou o cidadão? Pois, para ele, os
dois não poderiam conviver num mesmo ser, por serem facetas opostas; o homem
primitivo é um ser generoso e só poderá se tornar mal a partir do momento em
que se envolver com um grupo social e passar a pensar em prejudicar outras
pessoas.
“É SOBRETUDO na solidão que se sente a vantagem de
viver com alguém que saiba pensar.”
“NA JUVENTUDE deve-se
acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.”
“AMO-ME a mim próprio
demasiado para poder odiar seja o que for.”
“O POVO, por
ele próprio, quer sempre o bem, mas, por ele próprio, nem sempre o conhece.”
“É DEMASIADO difícil pensar com nobreza quando
pensamos apenas em ganhar a vida.”
“OS HOMENS dizem que a vida é curta, e eu vejo que
eles se esforçam para a tornar assim.”
“A ARTE de interrogar não é
tão fácil como se pensa. É mais uma arte de mestres do que de discípulos; é
preciso ter aprendido muitas coisas para saber perguntar o que não se sabe.”
“A NATUREZA fez o homem feliz e bom, mas a
sociedade deprava-o e torna-o miserável.”
“AS NOSSAS paixões são os principais instrumentos
da nossa conservação.”
“A PESSOA que pouco sabe,
pensa que tudo o que sabe é importante e, por isso, quer contá-lo a todos. A
pessoa que sabe muito, sabe que ainda há muito mais a saber, por isso só fala
quando é necessário e, quando nada lhe é perguntado, permanece em silêncio.”
“O HOMEM que não conhece a dor, não conhece a
ternura da humanidade.”
“NÃO há nada que esteja menos sob o nosso domínio
que o coração, e, longe de podermos comandá-lo, somos forçados a obedecer-lhe.”
“A MULHER tem mais espírito, o homem mais gênio. A
mulher olha, o homem compreende.”
“SE é a razão que faz o
homem, é o sentimento que o conduz.”
“PARA conhecer os homens,
torna-se indispensável vê-los agir.”
“O DINHEIRO que temos é o instrumento da liberdade;
aquele de que andamos atrás é o da servidão.”
“O HOMEM nasceu livre e por
toda a parte vive acorrentado.”
“O QUE viveu mais não é aquele que viveu até uma
idade avançada, mas aquele que mais sentiu na vida.
“A FALSIDADE é susceptível de uma infinidade de
combinações; mas a verdade só tem uma maneira de ser.”
“CONHEÇO muito bem os
homens para ignorar que muitas vezes o ofendido perdoa, mas o ofensor não
perdoa jamais.”
“DE todos os animais, o
homem é aquele a quem mais custa viver em rebanho.”
“PREFIRO ser um homem de
paradoxos que um homem de preconceitos.”
(Paradoxo: pensamento, proposição ou argumento que
contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento
humano, ou desafia a opinião concebida, a crença ordinária e compartilhada pela
maioria.)
“OS HOMENS a quem se fala
não são aqueles com quem se conversa.”
Busto de Jean-Jacques Rousseau
“SÓ entendi o valor do silêncio quando precisei me
calar para não magoar alguém.”
“OS ANIMAIS que você come
não são aqueles que devoram outros, você não come as bestas carnívoras, você as
toma como padrão. Você só sente fome pelas criaturas doces e gentis que não
ferem ninguém, que o seguem, o servem, e que são devoradas por você como
recompensa de seus serviços.”
“EM vão buscaremos ao longe a felicidade, se não a
cultivarmos dentro de nós.”
“A MELHOR maneira de pedir a Deus é tornarmo-nos
merecedores do que desejamos.”
“SEJAMOS bons e depois
seremos felizes. Ninguém recebe o prêmio sem primeiro fazer por isso.”
“DE QUE serve procurar a nossa felicidade na
opinião dos outros, se podemos encontrá-la em nós mesmos?”
“O PRIMEIRO que tendo cercado um terreno se lembrou
de dizer: ‘Isto é meu’, e encontrou pessoas bastante simples para o acreditar,
foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras,
assassínios, misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que,
arrancando as estacas ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus
semelhantes: ‘Livrai-vos de escutar esse impostor; estareis perdido se
esquecerdes que os frutos são de todos, e a terra de ninguém’.”
“O HOMEM, guiado pelo
amor-próprio, corrompe-se; passa a ter o desejo de ser superior aos outros,
aliena-se.”
“UMA SOCIEDADE só é democrática quando ninguém for
tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha de se
vender a alguém.”
“O ENCANTO pelo estudo logo
torna insípido qualquer outro pendor.”
“ABANDONE a tua infância, meu amigo, e acorde!”
Coração Mais Forte que o
Dever
“NAS ALTURAS em que o meu dever e o meu coração
estavam em contradição, o primeiro raramente saiu vitorioso, a menos que
bastasse eu abster-me; então, na maioria das vezes, eu era forte, mas sempre me
foi impossível agir contra o meu feitio. Quer sejam os homens, o dever, ou
mesmo a fatalidade quem comanda, sempre que o meu coração se cala, a minha
vontade fica surda, e eu não sou capaz de obedecer. Vejo o mal que me ameaça e
deixo-o chegar, em vez de agir para o evitar. Começo por vezes com esforço, mas
esse esforço cansa-me e depressa me esgota, e não sou capaz de continuar. Em
todas as coisas imagináveis, aquilo que não faço com prazer logo se me torna
impossível de levar a cabo.”
“EM TODOS os males que nos acontecem, olhamos mais
para a intenção do que para o efeito. Uma telha que cai de um telhado pode
ferir-nos mais, mas não nos desola tanto como uma pedra atirada de propósito
por uma mão maldosa. O golpe, por vezes, falha, mas a intenção nunca erra o
alvo. A dor física é a que menos se sente nos ataques da sorte e, quando os
infortunados não sabem a quem culpar pelas suas infelicidades, culpam o
destino, que personificam e ao qual atribuem olhos e uma inteligência disposta
a atormentá-los intencionalmente.
É o caso de um jogador que, irritado com as suas perdas, se enfurece sem saber contra quem. Imagina que a sorte se encarniça intencionalmente para atormentá-lo e, encontrando alimento para a sua cólera, excita-se e enfurece-se contra um inimigo que ele próprio criou.
É o caso de um jogador que, irritado com as suas perdas, se enfurece sem saber contra quem. Imagina que a sorte se encarniça intencionalmente para atormentá-lo e, encontrando alimento para a sua cólera, excita-se e enfurece-se contra um inimigo que ele próprio criou.
O homem sábio, que em todas as infelicidades que
lhe acontecem só vê golpes da fatalidade cega, não tem essas agitações
insensatas; grita na sua dor, mas sem exaltação, sem cólera; do mal que o
atinge só sente os ataques materiais, e os golpes que recebe podem ferir a sua
pessoa, mas nenhum atinge o seu coração.”
“OS VELHOS estão mais agarrados à vida do que as
crianças e saem dela com mais má vontade do que os jovens. É que, como todos os
seus trabalhos se destinaram a essa mesma vida, ao chegarem ao fim, veem que os
seus esforços foram inúteis. Todos os seus cuidados, todos os seus bens, todos
os frutos das suas laboriosas vigílias, tudo abandonam quando partem. Em vida,
não pensaram em adquirir algo que pudessem levar consigo quando morressem.”
"DEMONSTRA a
experiência que o homem não pode ser virtuoso sem religião."
“O HÁBITO de me recolher a mim
mesmo acabou por me tornar imune aos males que me acossam, e quase me fez
perder a memória deles. Desse modo, aprendi, com base na minha própria
experiência, que a fonte da felicidade reside dentro de nós, e que não está no
poder dos homens fazer com que fique realmente desgostosa uma pessoa
determinada a ser feliz. Por quatro ou cinco anos desfrutei regularmente de
alegrias interiores que almas gentis e afetuosas encontram numa vida de contemplação.”
“QUE outra forma de
sabedoria é mais importante que a bondade?”
***
Fontes de consulta: PENSADOR, Frases e Pensamentos; livros, jornais e fontes da Internet.
Observação:
AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.
Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.
Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.
Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.
* Edição: Guilherme Rodrigues
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