Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2018

Thomas Mann, 1875-1955


Escritor, romancista, ensaísta, contista e crítico social do Império Alemão. Prêmio Nobel de Literatura de 1929, é considerado um dos maiores romancistas do século XX.

Pouco antes da Primeira Grande Guerra, um jovem alemão perdido numa nevasca a ponto de morrer congelado esvaía-se em delírios quando se percebeu acolhido numa comunidade idílica, até notar atrás de si um templo e dentro dele duas megeras seminuas devorando um bebê vivo. Despertando de sua alucinação o protagonista do romance ‘A Montanha Mágica’ formulou esta máxima: “Em nome do bem e do amor, o homem jamais deveria permitir que a morte domine seus pensamentos.” (http://oestadodaarte.com.br/thomas-mann/)





 “AQUILO a que chamamos felicidade consiste na harmonia e na serenidade, na consciência de uma finalidade; numa orientação positiva, convencida e decidida do espírito, ou seja, na paz da alma.”


“NINGUÉM alcança o que não possui de nascença, e o que te é estranho não o podes cobiçar.”





“O TEMPO tudo clarifica e não há estado de espírito que se mantenha inalterado com o passar das horas.”


“HÁ pessoas com as quais não é fácil conviver, mas que jamais se podem abandonar.”


***





Observação:




AQUI, o meu propósito é reunir material de interação social significativa que gere autorreflexão e, quem sabe, a conversação, usando as palavras para o conhecimento útil, aquele que, segundo Sócrates, nos torna melhores. É nessas buscas que percebo o quão incompleto é o conhecimento humano.


Quem sabe, algumas vezes poderei estar correndo o risco de atribuir frases não correspondentes a um ou outro pensador mencionado, apesar do meu rigor em relação às fontes de consulta. Neste sentido, o leitor poderá sugerir eventuais correções, contribuindo para o aprimoramento da informação.

Um amigo tranquilizou-me certa vez, mostrando que, mesmo se involuntário de minha parte, o pensamento não corresponder ao do verdadeiro autor, devo considerar o meu propósito e a essência da ideia.

Por outro lado, de cada autor, sintetizo apenas os pensamentos com os quais me identifico mais.


Tom Simões, tomsimoes@hotmail.com, março 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.