sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

IVO PITANGUY AOS 83 ANOS: “NÃO ME SINTO VELHO”

Foto: Daryan Dornelles/Folha Imagem
Busco em meus arquivos algo interessante e seleciono: “Não me sinto velho e não vou parar, diz médico, 83 (ou 86)”, título da entrevista que Ivo Pitanguy deu ao jornalista Vinícius Queiroz Galvão (Folha de S. Paulo, Cotidiano, 24/4/2010).

“Ao longo de 60 anos de carreira, o médico formou 500 médicos de 5O países. Com as novas técnicas que criou para a cirurgia plástica, ficou tão conhecido no mundo quanto Pelé. Por suas mãos passaram atrizes suficientes para montar uma superprodução de Hollywood, como Sophia Loren, Gina Lollobrigida, Candice Bergen, Marisa Berenson e Ursula Andress. Aos 83 anos, exibe vigor físico e mental: mergulha, joga tênis e luta caratê. E diz que quem convive bem com a própria imagem – como ele – não precisa de bisturi”, escreve Vinícius.
É sempre oportuno conhecer histórias de vida como a de Pitanguy para refletir sobre o que é essencial na natureza humana. Para ele, que não se sente velho, “Sentir-se velho é a pior coisa do mundo. O que há de lindo num ser humano é a sua mente, o seu espírito, e isso não envelhece nunca. A imagem é uma parte da vida e não é a mais importante. Não tenho dificuldades nesse aspecto. Colocar-me na posição de aposentado, de velho, no estado de espírito de uma pessoa de 30 anos mais jovem do que eu e que já se sente assim, seria lamentável”.

E quanto a se aposentar? Para Pitanguy, quando o ser humano faz coisas que gosta, o pior é deixar de fazer. “Trabalhar não me impede de viajar, fazer esporte. Não sei quando saio para trabalhar ou para fazer outra coisa. Não vou parar”.

_______________
Revisão do texto: Márcia Navarro Cipólli, navarro98@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar mais facilmente, ao clicar em “Comentar como – Selecionar Perfil”, selecione NOME/URL. Após fazer a seleção, digite seu NOME e, em URL (preenchimento opcional), coloque o endereço do seu site.